Muitas vezes encontramos mecanismos que tentam impedir o acesso não autorizado a um sistema para evitar que um determinado sistema seja comprometido por motivos como:
Quando ocorre uma intrusão, é possível utilizar um mecanismo que detecta e alerta (ou responde) essa atividade maliciosa através do sistema de detecção por intrusão.
O Sistema de Detecção de Intrusão (IDS) pode ser definido como um sistema automatizado de segurança e defesa que detecta atividades hostis em uma rede ou computador.
Esta é a segunda linha de defesa. Isso significa que seu mecanismo só é utilizado quando há indícios de invasão ou ataque.
O IDS pode fornecer uma maneira de responder a certos tipos de ataques trabalhando com a primeira linha de defesa, por exemplo, habilitando regras de firewall ou bloqueio de sessão.
Ele também pode relatar atividades maldosas descobertas para outros computadores na rede.
A função de um sistema de detecção de intrusão é alertar o proprietário e, principalmente a central de monitoramento sobre qualquer violação de um ambiente protegido, seja residencial ou corporativo.
Cabe à equipe operacional posicionada junto à empresa de vigilância confirmar a veracidade do evento e tomar as providências necessárias e acordadas com o cliente.
Dependendo do tamanho do local a ser monitorado e das necessidades de cada cliente, um sistema de detecção de intrusão pode variar desde um simples conjunto de alarmes para uma residência ou apartamento até uma estrutura mais robusta para empresas e grandes empresas, com outros sistemas como controle, acesso e iluminação.
O sistema de detecção de intrusão emite um alerta no exato momento em que a invasão ocorre.
Em outras palavras, se alguém tentar invadir um local (casa ou empresa), o proprietário não apenas descobrirá após o evento, mas será notificado quando a ocorrência acontecer.
Não será somente o monitoramento da equipe da empresa que será mais flexível.
O sistema de detecção de intrusão é integrado a um aplicativo no qual o proprietário pode consultar informações em tempo real sobre os ambientes monitorados, além de ter a possibilidade de armar e desarmar alarmes remotamente.
Todos os módulos do sistema são conectados diretamente ao escritório central da empresa de monitoramento.
Assim que houver um disparo de alarme, a informação é transmitida às equipes, que tomarão as providências necessárias, seja avisando as autoridades ou movendo patrulhas ao local.
A Securicenter é uma empresa com mais de 25 anos de experiência no mercado de segurança eletrônica. Atualmente conta com um amplo portfólio de produtos para atender às diversas necessidades dos clientes.
Além de distribuir os melhores produtos na área de segurança eletrônica, a Securicenter ajuda no crescimento dos seus clientes através de treinamentos técnicos e comerciais, rapidez na entrega, suporte técnico especializado e garantia.