Na área de sistemas de monitoramento e segurança eletrônica, CFTV é a sigla utilizada para Circuito Fechado de TV, que teve origem na sigla em inglês para o mesmo serviço, o CCTV (Closed Circuit Television).
O Circuito Fechado de TV é um sistema de monitoramento interno realizado por câmeras conectadas em um sistema central, que disponibiliza as imagens através de monitores e, também, realiza a gravação destes registros.
O CFTV é utilizado principalmente para monitoramento e vigilância, registrando incidentes de segurança, vandalismo, comportamento indevido e entre outras ocorrências.
No entanto, vem sendo muito utilizado também para outros fins, como monitoramento viário, para fins ambientais, comportamentais, segurança do trabalho, entre outros.
Na prática, o CFTV inclui um conjunto de equipamentos que, quando ligados a um local central, prestam serviços de segurança para residências ou estabelecimentos comerciais através de imagens.
Com um circuito fechado é possível criar uma operação de vigilância, como a utilização de um profissional da área para o constante monitoramento dos ambientes por meio de equipamentos que reúnem, registram e armazenam as imagens.
O CFTV opera basicamente da seguinte forma: a câmera registra as imagens do local e transmite tudo para um aparelho de TV na central de monitoramento.
As imagens também podem ser enviadas para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Ou seja, o monitoramento pode acontecer também de forma remota para garantir a segurança mesmo à distância.
A recepção dos sinais é feita por um equipamento específico:
Para funcionar corretamente, o sistema necessita de uma fonte de alimentação com o tamanho correto para a câmera, conectores de cabo de vídeo de boa qualidade para transmitir o sinal.
O nobreak, por sua vez, garante que não haja falhas por falta de energia elétrica.
O objetivo do CFTV é ajudar a prevenir ocorrências criminais. Como a maioria das câmeras são visíveis nos locais que deseja proteger, elas evitam que pessoas mal-intencionadas atuem.
Em caso de incidente, o CFTV ajuda a identificar os responsáveis para tomar as medidas necessárias. Isso se aplica tanto na identificação de suspeitos quanto no registro de atividades no local, seja em residência ou empresa.
Consequentemente, o principal benefício é o aumento da sensação de segurança nas áreas protegidas pelo sistema.
Na prática, isso pode ajudar a fornecer evidências para reivindicações trabalhistas, na identificação dos culpados e no fim dos casos de vandalismo.
Portanto, proteger os ativos e a integridade das pessoas é um dos maiores benefícios dos sistemas de CFTV.
Ao optar pelo sistema de CFTV, além de ter maior controle da segurança na sua empresa ou residência, você investe na qualidade do seu ambiente de trabalho ou do seu lar. Elas são fundamentais para que as pessoas vivam com mais tranquilidade e, também, ocorra a redução do medo em sofrer alguma ação criminosa.
Assim, o sistema de câmeras CFTV é o jeito certo de obter muito mais segurança. Lembre-se: caso precise de mais informações ou serviços, conte com a Securicenter: são mais de 25 anos de experiência no mercado de segurança eletrônica, construindo um amplo portfólio de produtos para atender às diversas necessidades de seus clientes.
Além de distribuir os melhores produtos na área de segurança eletrônica, a Securicenter ajuda seus clientes em seu crescimento através de treinamentos técnicos e comerciais, rapidez na entrega, suporte técnico especializado e garantia.