Você sabe o que é um alarme monitorado?

O alarme monitorado é um sistema de segurança eletrônica constituído de alarmes acionados por sensores especiais que detectam a violação de um perímetro ou um local protegido. Ao mesmo tempo em que aciona um sinal sonoro ou luminoso, um mecanismo de monitoramento permite informar imediatamente o ocorrido e tomar as providências cabíveis.
O sistema completo, de modo geral, apresenta a seguinte composição:
- central de alarme, que funciona como a inteligência do sistema;
- sensores em pontos estratégicos e ligados à central;
- sirene e/ou luzes, responsáveis pela sinalização de invasão;
- câmeras que vigiam a área 24 horas por dia;
- bateria, para garantir o fornecimento de energia e evitar oscilações da rede elétrica;
- discadora, que aciona a comunicação telefônica para a tomada de ação;
- fonte de alimentação, que mantém carregada a bateria e alimenta os sensores
O funcionamento do alarme monitorado é feito com a percepção dos sensores a respeito da ocorrência de um evento, como uma invasão. Esses sensores executam um rastreamento na área programada e, detectando uma irregularidade, enviam um sinal para a central de alarme.
Ao mesmo tempo, a central aciona a discadora, que promove a comunicação com o interessado ou com uma equipe de segurança para as medidas pertinentes e necessárias. Essa comunicação pode ser efetivada por ligação telefônica (analógica ou celular), linha VOIP (ligação via internet) ou via rádio, entre outros meios. A equipe que recebe os sinais do alarme pode se deslocar até o local ou acionar a polícia, quando necessário.