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Tipos de gateway: veja qual o melhor para seu negócio

Por admin

Tipos de gateway: veja qual o melhor para seu negócio

Quer migrar para a telefonia IP, mas sua empresa só conta com equipamentos analógicos (convencionais) e ainda não pode investir em uma grande mudança de estrutura? Saiba que isso não é um impeditivo. Existem diferentes tipos de gateway de voz que fazem a conversão de tecnologia e permitem que os aparelhos convencionais e linhas GSM sejam adaptadas.

Para facilitar o entendimento, vamos relembrar como funciona um gateway de voz. De uma forma resumida, ele permite transformar todas as estruturas de telefonia em uma só: recebe as tecnologias IP, analógica etc. e converte tudo em GSM ou na tecnologia desejada. Ou seja, faz a conexão entre o sistema VoIP (voz sobre internet) e as linhas analógicas das empresas de telefonia.

No artigo, vamos falar mais sobre os tipos de gateway – FXS (Foreign eXchange Subscriber) e FXO (Foreign eXchange Office) -, apresentando as características e vantagens de utilizar estes equipamentos. Confira as dicas e escolha o melhor para o seu negócio.

Características dos tipos de gateway

Como falamos, com os diferentes tipos de gateway é possível adaptar toda a estrutura de telefonia convencional para IP, sem a necessidade de substituir os telefones ou linhas. Isso é possível pelas funcionalidades dos gateways FXO e FXS. Eles atuam como um adaptador para telefones ou linhas analógicas, mas com mais portas. Por isso, são ideais para o uso corporativo, já que podem conectar mais aparelhos, funcionando como uma extensão de uma central telefônica IP. Neste outro artigo você pode entender melhor porque sua empresa precisa de um equipamento como esse.

De forma resumida, podemos dizer que o FXO é quem recebe o sinal de uma operadora de telefonia fixa, e o FXS é quem vai fornecer tal sinal para os telefones. Portanto, um gateway FXO vai fazer a conexão com a linha telefônica e um gateway FXS vai distribuir a linha para os ramais internos.

Assim, para continuar utilizando telefones convencionais (que antes utilizavam a linha analógica) com uma linha IP, basta inserir um gateway FXS, que vai adaptar os aparelhos a telefonia IP. Já se a linha for analógica e a intenção for conectá-la a um sistema de telefonia digital, é preciso comprar um gateway FXO, que vai converter o sinal em IP.

De forma resumida, os gateways FXS e FXO podem:

  • Aproveitar a estrutura de rede também para a telefonia, economizando em novos projetos e instalações;
  • Fazer a conversão da telefonia analógica – aparelhos ou linhas convencionais – para IP;
  • Fazer a conexão entre distintas redes de telefonia (que pode ser uma rede pública ou interna);
  • Funcionar como uma expansão de um central telefônica ao ser integrado a uma delas;
  • Interligar a matriz da empresa a suas filiais através do roteamento inteligente de chamadas e os ramais IP distribuídos.

As vantagens de utilizar um gateway de voz na empresa

Com gateways FXS e FXO a empresa pode então aproveitar as vantagens da telefonia IP, como por exemplo, fazer chamadas nacionais e internacionais com menor valor e ainda mais qualidade do que as utilizando as linhas telefônicas analógicas.

O que será consumido é o pacote de dados contratado junto à operadora de telefonia VoIP, que geralmente tem preços mais atrativos. Sem contar a economia em ligações entre matriz e filiais ou mesmo entre as filiais interligadas via rede, onde não haverá custos. Além disso, o equipamento ainda permite selecionar a melhor linha (operadora ou plano) para cada tipo de chamada, escolhendo a opção mais em conta para economizar no final do mês. Por exemplo, quando o número chamado for um celular, o gateway pode realizar a chamada via chip de celular; já se for um número fixo, faz via linha analógica.

Além da economia com chamadas, podemos destacar também como vantagens do gateways:

  • Utilização da estrutura analógica que já existe, integrada a nova IP;
  • Expandir a capacidade de atendimento via ramais IP, possuindo uma estrutura única de telefonia, mesmo com empresas em localidades diferentes;
  • Fazer o monitoramento das chamadas e estruturas de forma online;
  • Integrar a estrutura de telefonia às plataformas open source disponíveis no mercado.

Fonte:blog.intelbras.com.br

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