Tudo o que você precisa saber sobre Casa Inteligente e suas tecnologias
Quando se fala em casa inteligente, muitas pessoas imaginam uma mansão repleta de equipamentos robustos e caros. Mas hoje essa imagem tem pouco a ver com a realidade. Na verdade, para ser considerada inteligente, basta que a casa tenha alguns dispositivos inteligentes. Conectados entre si, eles são capazes de automatizar tarefas rotineiras e dar mais praticidade para o dia a dia, aliando comodidade, segurança e sustentabilidade.
Fechaduras digitais, assistentes virtuais, lâmpadas inteligentes e câmeras Wi-Fi são algumas soluções inovadoras que estão se tornando mais comuns nas casas dos brasileiros. Não é por acaso que, no Brasil, a expectativa é que o número de casas inteligentes, chegue à 1,9 milhões nos próximos anos, segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial – AURESIDE.
Neste artigo, nós apresentamos tudo o que você precisa saber sobre casa inteligente, a começar pelo conceito que a torna possível: a Internet das Coisas (IoT). Acompanhe!
Internet das coisas: como esse conceito está mudando nossas casas
A Internet das Coisas ou IoT – sigla em inglês para Internet of Things – é um conceito que se refere à conexão de objetos – desde máquinas industriais e automóveis até lâmpadas e máquinas de lavar – ligados à internet. Assim, os objetos são capazes de coletar e transmitir dados e, a partir disso, executar tarefas por comando de voz, um clique ou automaticamente.
Leia também: Casa inteligente: a IoT no futuro da automação residencial
Imagine que você esteja saindo do trabalho e recebe uma mensagem da sua geladeira inteligente: é uma lista de itens que estão faltando e precisam ser comprados. Com essa informação, o GPS do seu carro é ativado para encontrar e traçar a rota para o supermercado mais próximo. E depois, na hora que você estiver chegando em casa, o portão da garagem abre no instantante certo, pois está acompanhando sua localização. Tudo isso é possível graças à IoT.
O que é uma casa inteligente?
Conhecida também como smart home ou casa conectada, uma casa inteligente é equipada com dispositivos domésticos e soluções tecnológicas conectadas, que proporcionam mais praticidade, comodidade, segurança, desempenho e economia – logo, são também sustentáveis.
Portas, cortinas, luzes, termostatos, câmeras de segurança, eletrodomésticos, entre outros dispositivos inteligentes e conectados, podem ser automatizados e controlados por você a distância. Mas até isso ser viável, muitas mudanças tecnológicas aconteceram. Confira a história a seguir!
Linha do tempo da casa conectada
Na década de 1990, a automação residencial era conhecida por ser algo para pessoas com alto poder aquisitivo, proprietárias de grandes casas com home teather e sancas de gesso. Com os avanços tecnológicos o cenário mudou e as casas inteligentes se tornaram mais acessíveis. Veja a linha do tempo abaixo!
Tecnologias e equipamentos para smart home
Com o advento da internet das coisas e das conexões Wi-Fi, uma série de equipamentos automatizados foram produzidos. Conheça, a seguir, as principais soluções tecnológicas e equipamentos para smart home.
Saiba mais: Tecnologia para casa: inovações trazem comodidade e segurança ao lar
Assistentes virtuais
Ativados por comandos de voz, os assistentes virtuais facilitam a realização de atividades domésticas. O smart speaker interage verbalmente com o usuário e realiza ações por comando de voz: tocar músicas, fazer pesquisas, previsão do tempo, atualização do trânsito são algumas funcionalidades. Amazon Alexa e Google Assistentes são os sistemas mais populares hoje.
Eletrodomésticos inteligentes
Cafeteiras, geladeiras, freezers, fornos, máquinas de lavar roupa ou louça, secadora e outros dispositivos podem ser programados, de forma remota, para que executem tarefas sem a necessidade de ações manuais, tampouco de supervisão humana. Para isso, só é preciso um smartphone.
Eles podem, ainda, ser conectados a redes de prestadores de serviço, como supermercados, que recebem listas de compras da geladeira inteligente e depois fazem a entrega de tudo sem você ter trabalho algum.
Iluminação inteligente
Você pode programar, de qualquer lugar, o acionamento de cenários diferentes de iluminação, com várias cores e intensidades. É muito útil para economizar energia elétrica e criar a impressão de que há alguém em casa quando você estiver fora.
Sistemas de segurança
Câmeras de monitoramento – de áreas internas e externas –, sistemas de alarme e sensores de presença são interligados ao controle de acesso. À distância você acessa imagens em tempo real e é notificado se houver tentativas de invasão.
Controle de acesso
Por meio de um sistema de controle de acesso, você consegue determinar horários específicos para a entrada de outras pessoas, como familiares, amigos e prestadores de serviço. Se alguém não autorizado tentar entrar, uma notificação é enviada para seu smartphone.
As principais tecnologias integradas ao controle de acesso, são:
- Fechaduras digitais: acessíveis através de senhas, tag ou biometria.
- Videoporteiro Wi-Fi: mesma função de um porteiro eletrônico comum, mas com o acréscimo do vídeo para identificar quem deseja entrar e liberar o acesso de onde você estiver.
Alguns aplicativos e assistentes pessoais podem, ainda, monitorar sua localização e abrir o portão quando você estiver chegando.
Soluções sustentáveis
A energia solar fotovoltaica faz parte das casas inteligentes. Os módulos geram eletricidade a partir da energia solar, contribuindo para a sustentabilidade. Além disso, soluções para coleta e reaproveitamento de água da chuva também podem ser consideradas sistemas inteligentes, que colaboram para a economia e sustentabilidade de uma smart home.
Vantagens da casa inteligente
As soluções para casa inteligente têm uma série de vantagens. Por exemplo:
- Facilidade de instalação: muitos dispositivos se conectam por rede sem fio, sem necessidade de cabeamento. Por isso é viável adotar esses dispositivos mesmo em apartamentos alugados, pois são facilmente desconectados e reinstalados.
- Praticidade: programar a climatização, o acionamento do ar condicionado e da iluminação pelo celular, são facilidades relevantes para o dia a dia. Já pensou chegar em casa no verão e encontrar o lugar fresquinho?
- Comodidade: tarefas podem ser executadas a distância ou remotamente, através de um assistente de voz ou aplicativo.
- Aumento da segurança: a automação do acionamento de iluminação e as soluções do controle de acesso deixam a casa menos vulnerável.
- Economia: os dispositivos são acessíveis e facilitam a economia de energia, assim como opções sustentáveis reduzem o consumo de água ou luz elétrica.
O que é preciso para ter uma casa inteligente
Para ter uma casa inteligente é fundamental ter uma conexão de internet sem fio, que seja potente, estável e alcance todas os espaços da sua casa. A tecnologia mesh para roteadores é uma solução que atende bem essa necessidade.
Trata-se de um sistema de Wi-Fi composto por dois módulos ou mais, que se comunicam e formam uma rede única, como uma malha. Assim, toda a rede se torna estável e uniforme. Em alguns modelos, é possível conectar até 60 aparelhos.
Dessa forma, não há preocupação com a conexão, e você pode ter um bom desempenho em todos os seus dispositivos inteligentes estejam onde estiverem espalhados pela casa
Leia mais: Como preparar a casa para a Internet das Coisas (IoT)
Smart home: cada vez mais inteligente, prática e possível
O mercado de smart home ainda encontra certa resistência por falta de conhecimento sobre as vantagens e o custo-benefício de uma casa inteligente.
Mas devido às conexões sem fio e a internet das coisas, com as casas cada vez mais conectadas, está mais fácil instalar dispositivos inteligentes, que não precisam de cabeamento e unem praticidade, segurança e estilo.
Fonte:https://blog.intelbras.com.br/