Recentemente foi descoberto um novo malware chamado Joker (Coringa), ele tem aparecido em diversos aplicativos da Google Play Store. No último relatório feito pela empresa Check Point Security, 17 aplicativos sofreram ataques do Joker e diversos usuários podem ter se tornado vítimas.
Esses aplicativos ficaram disponíveis entre Julho de 2019 e a segunda semana de setembro de 2020, sendo que os últimos 6 aplicativos da lista tiveram mais de 200 mil downloads.
Estamos disponibilizando a lista completa de todos os aplicativos que sofreram ataques do malware Joker.
Confira a lista:
Image Compress
Relaxation Message
com.file. recovefiles
Training Memory
Push Message – Texting & SMS
Fingertip GameBox
Contact Message
Cheery Message (duplicado na loja)
App Locker
Safety AppLock
Emoji Wallpaper
com.hmvoice.friendsms
Loving Message
Remind Alarm
Convenient Scanner 2
Separate Doc Scanner
COMO O JOKE FUNCIONA
Todos os aplicativos funcionam normalmente, porém, o Joker opera em segundo plano. O objetivo do malware é fazer com que o usuário faça um cadastro em serviços “premium” sem o seu consentimento.
Todas assinaturas são cobradas do usuário e dinheiro vai todo para as contas bancárias dos cibercriminosos.
JÁ ESTAVA ENTRE NÓS
O Joker possuí diversos recursos que fazem com que ele fique invisível perante os mecanismos de segurança da Google. O malware já operava escondido desde 2019, sendo que nesse ano foram registrados altos níveis de downloads dos aplicativos listados acima. Estaremos sempre te informando sobre os cibercrimes e como evitar se tornar uma vítima, mas para isso é muito importante você se cadastrar em nossa Newsletter.