Câmeras escondidas. Legal ou ilegal? Onde utilizar?
O que nunca devemos esquecer é que a captação de imagens constitui um dado de carácter pessoal. Temos que andarnos com olho com a legislação relativa à protecção de dados.
Para evitar confusões, primeiro é necessário saber diferenciar entre gravações privadas e vigilância por vídeo. São gravações privadas, se realizam com fins particulares, seja no espaço público ou privado.
A vigilância por vídeo são gravações realizadas com fins de segurança em lugares públicos. Por exemplo, uma câmera instalada em uma rua para as Forças e Corpos de Segurança do Estado ou uma câmera que grava tudo o que acontece em um comércio.
Agora, se a câmera está no interior de uma residência privada não é considerada vigilância por vídeo, mas a gravação privada.
É legal instalar câmeras de vigilância escondidas em uma casa?
A instalação e gravação com uma câmera escondida em casa vai ser legal ou ilegal, em função do objetivo que se persiga com isso.
Se você procura um fim lícito como melhorar a segurança em casa é algo totalmente legal, sempre e quando as gravações não são utilizados com outro fim que não seja o de poder provar que foi cometido algum crime.
O que é totalmente ilegal é a colocação de câmeras escondidas em espaços íntimos , como uma casa de banho.
Quando é que se devem instalar câmeras de vigilância escondidas para casa?
Na maioria dos casos em que se recorre a instalar uma câmera escondida se faz para controlar os funcionários. Por exemplo, se no domicílio há uma empregada doméstica ou uma babá.
No entanto, as gravações obtidas nestes casos, não serão legais se não tiver informado previamente ao trabalhador de que ele está gravando.
Embora se trate de um domicílio particular, para o empregado, é seu centro de trabalho, por isso deve ser informado se estão realizando gravações.
Outra razão para instalar câmeras escondidas é conseguir provas de que alguém está cometendo um crime na habitação, por exemplo abusar de um menor. Nestes casos, obviamente, não terá que avisar a instalação da câmera.
As câmeras de vigilância escondidas para casa o Servem como prova válida em um julgamento?
Se a câmera escondida foi usado em conformidade com os requisitos estabelecidos para considerar que o seu uso é legal, as imagens que tenha, no mínimo, poderão ser usados em um tribunal, sem qualquer problema.
Nos casos em que o uso da câmera seja ilegal, as imagens captadas podem vir a servir como prova de que estava fazendo um mau uso da câmera, infringindo a legislação vigente.
Não são poucos os casos em que as gravações serviram para condenar precisamente a quem instalou a câmera de espião. Em Portugal há vários casos de pessoas condenadas por gravar imagens de seus familiares na casa de banho.
O que diz a jurisprudência sobre as câmeras do espião em casa?
O fenômeno da gravação em domicílios privados é mais novo do que parece, portanto, que a legislação não foi resolvido ainda claramente.
A jurisprudência tem determinado que as gravações realizadas em via pública e em locais de trabalho são legais e válidas como prova se foi avisado da instalação de câmeras e estas não apontam para lugares em que possam afectar a privacidade das pessoas (casa de banho, um guarda-roupa, etc.)
Tratando-se de instalação de câmeras do espião na casa da aceitação como prova por parte dos tribunais é um pouco mais complexa.
Em muitos casos, não são admitidos como prova ao ser gravações feitas sem o consentimento do protagonista. No entanto, os juízes concordam que se deve fazer exceções.
Assim, admite-se como prova uma gravação feita com câmera de espião em um domicílio, se a gravação não violará nenhum direito constitucional, se o conteúdo demonstra que há um crime e, além disso, não existe outra maneira de provar que esse crime se estava cometendo.
Uma questão que continua a gerar controvérsia
Como você pôde verificar, a falta de uma regulamentação específica sobre este tema faz com que sejam os tribunais que tenham que ir resolvendo caso a caso, se as gravações feitas com câmeras do espião são ou não legais.
Se você está pensando em instalar uma câmera do espião em casa, é recomendável que só utilize se você tem suspeitas de que ele está cometendo um crime. Além disso, tenha em conta que a única finalidade da gravação será demonstrar esse crime perante a autoridade judiciária, de modo que não pode dar-lhe difusão de qualquer tipo.
Fora esse caso, a gravação de imagens de terceiros, pode violar a lei de proteção de dados e até mesmo atentar contra a honra e a intimidade das pessoas, o que pode levar a penas de prisão.
Ao usar câmeras do espião há que fazê-lo tendo sempre em conta que devemos perseguir um fim tão legítimo como o é a descoberta de um crime.
Se o que quer é controlar os empregados que trabalham em casa quando você não está, melhor não usar este tipo de câmara. Instalar um sistema de vigilância e alerta aos seus empregados, que estão sendo gravados. De não fazê-lo não só pode ser sancionado, mas que as imagens captadas não serão legais, nem poderá utilizá-las em juízo.
Fonte:https://www.espiamos.com/