Segurança patrimonial como proceder?
Sistemas de segurança como alarmes, câmeras de vigilância e controle de acesso de pessoas e funcionários são indispensáveis para toda empresa, porém a proteção do patrimônio só será bem sucedida caso a equipe operacional saiba manusear o sistema de forma eficaz.
Ter um bom plano operacional de segurança facilita que as medidas sejam tomadas de forma rápida e objetiva. O procedimento de segurança patrimonial refere-se a um documento formal da organização contendo o passo a passo para a utilização do sistema.
O documento deve ter informações objetivas, práticas e suficientes para que todos funcionários possam consulta-lo facilmente.
Os assuntos atrelados ao documento de procedimento de segurança são:
- Entrada e saída de equipamentos e materiais
- Controle de acesso de pessoas, funcionários e prestadoras de serviço
- Processos que envolvam entrada e saída de carros (Estacionamento)
- Medidas para combate a incêndios
- Rondas internas e externas
- Grade com os horários de entrada e saída de seguranças com suas respectivas folgas e substituições
- Controle de chaves
- Captura de imagens, armazenamento de vídeos
- Controle de alarmes e monitoramento 24h
- Formas de comunicação da central de monitoramento com a empresa e seus responsáveis
- Revistas de veículos, bolsas e volumes
Importante: O documento deve conter título, objetivo, formas de aplicação, descrição das etapas, pessoas responsáveis pela execução das tarefas, fluxogramas, atualizações e gestor responsável.
Fonte:https://www.mslogos.com.br/